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Cases / JMJ Rio 2013

JMJ Rio 2013

Destaque

A JMJ - Jornada Mundial da Juventude é um evento religioso que reúne milhões de jovens católicos de todo o mundo. Em julho de 2013, o Brasil sediou a edição que aconteceu no Rio de Janeiro. Para ajudar na recepção e organização de toda essa galera, desenvolvemos mais de 70 sistemas específicos. Nessa caminhada aprendemos demais, mas nem tanto em aspectos técnicos, pois nesses nos sentimentos sempre preparados. O desafio mesmo foi no atendimento, já que foi um cliente de nicho bem específico e também pela sua localização, que demandou deslocamento e presença inloco da nossa equipe de atendimento nas instalações

CMS setorizado
CMS setorizado
Extranet
Extranet
Multiplataforma
Multiplataforma

UX:

Concept:

DA:

Front-end:

Sistemas:

Tela

+ do que um Portal de Conteúdo

Trabalhado em sete línguas, o portal de conteúdo possibilitava o acesso apenas aos sistemas e conteúdos pertinentes à função do usuário. Desenvolvemos também vários sistemas específicos para cadastro, gerenciamento e controle de toda a logística do evento, destaques para cadastro de vagas para Hospedagem Solidária, Voluntários, Inscritos Online (gateway de pagamento do Santander da Espanha), Agenda Cultural, Restaurantes, Inscrições no Local e Retirada de Kits.

O conceito criativo

“Para que todos sejam um.”

Conceito Conceito

Para criar o conceito do portal fizemos uma imersão no universo histórico do Rio de Janeiro, relembrando bons momentos da Bossa Nova, Aquarela do Brasil e pontos marcantes no visual da cidade. Além de aulas de história, analisamos profundamente o perfil do jovem atual que se envolve ativamente no mundo e procura interagir com tudo.
O resultado desse estudo foi uma comunicação que mescla diferentes tipos de arte e cultura. Tempos diferentes e épocas clássicas foram retratadas com o uso da Aquarela e o contemporâneo demonstrado em vetores e fortes traços coloridos.

Mescla cultural

A ideia aqui foi misturar pessoas, paisagens e culturas. A beleza natural do Rio e seus pontos turísticos serviram de pano de fundo para a recepção de jovens de diversos países do mundo que levaram em seus corações a vontade de fazer o bem às outras pessoas, ao mundo e a si mesmos.
Cada pessoa representada nos cenários desenhados trouxe a característica de seu país, fazendo com que o Rio de Janeiro acolhesse todos os públicos e fosse o cenário das várias raças, cores e culturas que foram integradas em uma só voz.

Proximidade do atendimento

Para superar a distância física, uma de nossas maiores dificuldades, por um longo período deslocamos uma equipe para o Rio de Janeiro por um longo período, destinada a trabalhar alocada no COL (Comitê Organizador Local) a fim de nos aproximar do cliente e entender melhor suas necessidades.

Foi desafiador, poias a diversidade cultural da equipe do cliente (composta por pessoas do mundo todo) exigiu que falássemos Inglês e Espanhol para podermos atender bem com suporte total (24 x 7) para toda a equipe de voluntários que utilizava nossos sistemas. Soma-se a isso o fato de termos trabalhado com um escopo que sofria mudanças frequentes.

O Design

Depois de longo período de preparação, focamos na criação do Design. Cerca de três semanas foram necessárias para criar as artes das páginas base, configurações e cada elemento interativo separadamente. O design é inteiramente sensível e representa um UX bem pensado.

  • Homepage

    Design
  • Notícias

    Design
  • Agenda

    Design
  • Tire suas dúvidas

    Design

O CMS

Desenvolvemos um complexo sistema de CMS que atendeu todas as áreas de gestão do evento, em 7 idiomas. Tudo foi administrado remotamente por núcleos de inteligência, logística, voluntariado, clero, jornalistas de todas as partes do mundo, equipes de segurança, pagamentos, etc. Algumas áreas de destaque foram:

- Gerenciamento de todas as páginas do portal;
- Banco de imagens e vídeos compartilhados;
- Gerenciamento de permissão por idioma ou função;
- Gerenciamento de banners;
- Moderação descentralizada;
- Integração com API de Risk Manager e Santander Espanha;
- Acompanhamento e rastreamento em Real Time das ações e conteúdo postados em 21 idiomas.

Grafico

O projeto em número

O projeto seguiu as grandes proporções do evento que contou com quase 300 mil inscritos, aproximadamente 90 mil voluntários, mais de 350 mil hospedagens e muito trabalho. Os resultados são reflexos do envolvimento que tivemos em todo o processo, cuidando profundamente de cada detalhe.

  • 7 idiomas
  • 45.000.000
    de páginas
  • 7.019
    de fotos
  • 297.612
    peregrinos
  • 86.005
    voluntários
  • 9.000.000
    de visitas
  • 3.003
    de notícias
  • 8.575
    vídeos
  • 356.426
    hospedagens
  • 6.023
    jornalistas